banner

Dicas de Gravação

Posted on Posted in Composição

1. Compre um pré-amplificador

Plugar uma guitarra ou um microfone direto na interface pode às vezes produzir um som muito transparente que não tem o calor e o volume de que uma grande faixa precisa. Tem um jeito fácil e barato de conseguir uma fonte melhor de som: plugue a guitarra ou o microfone num pré-amplificador antes. 

Um pré-amplificador decente custa uns US$ 50 na internet e adicionará volume e calor a tudo que você gravar. Detalhes técnicos a se notar: primeiro, compre um pré-amplificador de tubo, é melhor brincar com ele e depois de um tempo trocar o tubo por um melhor (o que não exige mais do que uma chave de fenda) e você pode comprar esse tubo em qualquer loja de guitarra.

Segundo, lembre-se de que a saída do pré-amplificador vai requerer um cabo balanceado, tipo TSR ou XLR. Nem tente conectar o pré-amplificador com sua interface com um cabo de instrumento, ainda que ele vá encaixar na entrada.

 

Invista em um bom microfone de condensador com diafragma largo

Isso não é uma notícia que vai mudar o mundo para quem curte gravar, mas não posso sublinhar o suficiente a importância disso:você precisa comprar um bom microfone condensador. 

Eu recomendo fortemente que qualquer um à frente de suas próprias gravações, mesmo que com orçamento curtíssimo, se obrigue a comprar um microfone de condensador com diafragma largo. A razão para eu acreditar tanto nesse item é que, além de vocais, com ele você pode gravar instrumentos (violão, bandolim, banjo etc.), percussão leve (bongô, pandeiro etc.) e mais um monte de coisas.

Eu também adoro usar o meu como microfone de ambiente quando vou gravar bateria. Se você começar a comprar vários microfones condensadores de tamanhos e formatos diferentes, sua carteira vai tomar uma surra e os resultados não mudarão muito. Sou fã do Rode NT1A, mas se você quer gastar menos de US$ 200 há excelentes opções por aí.

 

Use pop filter

 

O pop filter é aquele tecido que parece com uma meia envolto em um aro redondo que a gente coloca na frente do microfone para evitar os pufs epops produzidos pelo som dos nossos lábios ao emitir sílabas que comecem com a letra “P”. Uma gravação não pode ter esses ruídos pois naturalmente não ouvimos isso. Mas quando gravamos em microfones, o vento que sai da nossa boca ao emitir a letra “P” chega abruptamente ao microfone gerando um ruído forte como que assopra no microfone. O pop filter irá evitar que esse ventinho chegue ao microfone, deixando passar somente o som. E além disso ainda protege o microfone do vapor da boca e da saliva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *