Guitarra Melhor

8 Dicas para tocar guitarra Melhor

Posted on Posted in Guitarra

 

  • Aprenda a tocar as músicas nota-por-nota.

Por mais penoso que seja, aprender uma canção nota-por-nota e do começo ao fim não só aumenta seu repertório – como também irá melhorar o seu foco, seu tempo (timing), e sua apreciação geral do que um guitarrista deve (ou não) tocar quando não está no centro das atenções.

  • Pense e faça diferente

Toque algum lick ou ligadura que você já esteja quase confortável em tocar em uma posição diferente sobre o braço da guitarra: você vai expandir seu vocabulário na hora de solar e melhorar o poder de visualização da escala de sua guitarra.

  • Use a tecnologia a seu favor

Parece que super guitarristas estão se tornando mais raros nos dias de hoje, e o seu Iphone e Ipad pode ser uma ferramenta útil para fazer música, são os tempos modernos.

O seu humilde MAC ou PC ainda pode ser o melhor amigo do guitarrista. Dê uma olhada e pesquise pela internet por softwares, vídeo aulas, ebooks, sempre tem boas opções.

  • Pratique sem a guitarra

Há muito o que aprender sem uma guitarra na mão. Identificar os tempos em sua rotina diária, tirar meia hora para ler um livro de teoria musical, assistir a um DVD para treinamento e lições, memorizar alguns tipos de acordes novos ou ouvir de volta as gravações de você tocando: no ônibus, no metrô, no carro … tudo isso acrescenta na sua tocabilidade.

  • Cuide de sua guitarra

Mantenha a sua guitarra sempre em bom estado para manter o prazer de tocá-la sempre. Vale a pena deixar a sua guitarra sempre bem afinada, com as cordas sempre em bom estado, e acredite, você não vai querer uma guitarra que te desmotive a tocar. Dentro do nosso site temos em destaque um artigo falando sobre manutenção e limpeza de guitarra.

  • Aprenda a como construir solos

Tocar escalas para cima e para baixo não é o suficiente para fazer um solo verdadeiramente memorável. Experimente com o tempo, fazer coisas como tocar algumas notas com duração maior do que outras, repetir uma sequência de notas para construir um memorável lick; deixe lacunas em seu solo de modo que o resto da música possa continuar respirando.

  • Divirta-se

Pergunte-se a si mesmo por que você pegou na sua guitarra em primeiro lugar, e sempre tente tocar com o mesmo entusiasmo e liberdade. Esteja preparado para erros porque é assim que você aprende, é assim que você encontra um riff. Da mesma forma de quando estver tocando com amigos, às vezes é trabalhoso, mas tem que ser divertido.

  • Experimente tocar sem palheta

Antigamente havia muitos guitarristas do rock que conseguiam ótimos timbres sem ajuda da palheta – Brian May, Jeff Beck, Billy Gibbons, Mark Knopfler – frequentemente eles não usavam esse objeto de plástico. Às vezes a sutileza e o ataque podem revitalizar o seu som.

Stevie Ray Vaughan era um guitarrista que não dependia da palheta nem sabia usar muito bem, ele até tinha, mas ele apenas usava para tê-la lá. Assim como Jeff Beck..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *